25 de maio de 2010

Balé:Clássico Lago dos Cisnes

O Lago dos Cisnes

Balé dramático em quatro atos
Música: Tchaikovsky
Coreografia: Julius Reisinger (primeira produção); Marius Petipa (segunda produção, 1º e 3º atos) e Lev Ivanov (segunda produção, 2º e 4º atos).
Estréia Mundial:
primeira produção (fracassada) - 20 de fevereiro de 1877, no Teatro Bolshoi, Moscou; com Pelágia Karpakova (Odete-Odile) e S. Gilbert II (Siegfried);
segunda produção - 27 de janeiro de 1895, no Teatro Maryinsky, São Petersburgo; com Pierina Legnani (Odete-Odile) e Paul Gerdt (Siegfried). Libreto: V. P. Begitchev e Vasily Geltzer.


O fato mais marcante dessa história dramática é a imaginação, a imaterialidade, a simbologia presente na heroína.

Logo no início do balé, surge o Príncipe Siegfried, que ao completar a maioridade, deverá escolher uma noiva, no baile a ser realizado em sua homenagem.

Estando na floresta com alguns amigos para caçar, durante a noite, ele avista vários cisnes no lago. De repente, estes cisnes se transformam em jovens princesas.

Odete, a Rainha dos Cisnes, lhe revela o encantamento lançado sobre ela, pelo feiticeiro Rothbart. Somente um jovem de coração puro e fiel poderia libertá-la. Apaixonado, Siegfried promete desfazer o feitiço.

Durante o baile, no entanto, ele é enganado pelo bruxo, que apresenta sua filha Odile, metamorfoseada em Odete. Assim, o príncipe lhe jura o seu amor e acaba descobrindo seu engano.

Na floresta, Siegfried luta com Rothbart e o amor sai vitorioso, quando os jovens apaixonados se atiram no lago, quebrando a magia e matando o feiticeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visitantes