2 de dezembro de 2009

Dia Nacional do Samba

Se perguntarmos aos gringos o que surge em suas mentes quando pensam na palavra "Brasil", imediatamente eles responderão: "Carnaval, Ronaldinho, Caipirinha e... Samba".

O Samba é um gênero musical rapidamente associado ao nosso país. A animação presente nas rodas retrata a alma do brasileiro. E o dia 02 de dezembro é marcado por ser o Dia Nacional do Samba.Reza a lenda que a escolha do dia 02 de dezembro para comemorar o Dia Nacional do Samba é inspirado na primeira vez em que o compositor mineiro Ary Barroso pisou em território baiano e foi homenageado pelo vereador Luis Monteiro da Costa com a instauração da data.A homenagem do vereador baiano ao mestre da música Ary Barroso é baseada no samba "Na Baixa do Sapateiro", de 1938, em que Barroso reverencia a capital baiana.

Selecionamos algumas casas de samba e festas que acontecerão no domingo, para comemorar o Dia Nacional do Samba.

Confira as dicas do !ObaOba:


Rio de Janeiro:Na Cidade Maravilhosa, capital nacional do samba, o pagode rola solto no Trem do Samba, tradicional evento em homenagem ao dia do samba. Trens partirão da Central do Brasil com destino à Estação Oswaldo Cruz. Durante o percurso, Velhas Guardas das principais Escolas e bambas como Wilson Moreira, Nelson Sargento, Walter Alfaiate e Tantinho da Mangueira se apresentam nos vagões. Chegando na Oswaldo Cruz, diversas rodas de samba instaladas no bairro animam a galera.O Samba do Trabalhador ocorre na Vila Isabel, uma feijoada com pagode em homenagem a data.Na Casa Rosa, o grupo Sereno da Madrugada se apresenta no Projeto Raízes, em uma tarde de muita música, feijoada e capoeira.A Madrinha do Samba, Beth Carvalho se apresenta nos Arcos da Lapa. Arlindo Cruz e Alcione comandam uma animada roda de samba no bairro da Piedade.Completam a lista de festas que comemoram o Dia Nacional do Samba os eventos Lagoa Sunset Samba e o Bonde do Samba.


São Paulo Em São Paulo, o grupo Gafieira S/A traz clássicos do samba da década de 60 ao Tom Jazz.No mesmo dia, haverá o Samba na Augusta, uma roda de Samba Raiz com a Banda Maria Madalena, no clube Saravejo.Na Praça Roosevelt, haverá o Encontro das Rodas de Samba e na Quadra da Rosas de Ouro grandes grupos de samba e pagode fazem uma mega show.Além das rodas de samba, a Terra da Garoa oferece casas especializadas no gênero, como o Ó do Borogodó, o Bar Anhangüera e o Traço de União.


Salvador:A capital baiana também comemora a data com duas rodas de responsa. E o melhor: gratuitas. No dia 01, Wilson das Neves toma conta da Praça Municipal e manda clássicos do gênero ao lado de convidados. Já no dia 02, ele volta ao lado de estrelas da música popular como Gilberto Gil, Luiz Melodia, Dona Ivone Lara, Nelson Rufino e Nei Lopes.Floripa:Ali do ladinho da capital catarinense, na cidade de São José, inúmeros grupos locais também promovem festa em homenagem ao samba. Os bambas se reúnem no Restaurante Praça 11 e animam o publico a partir da hora do almoço.Agora, é só se preparar para muito samba no pé. E como diz uma música do Revelação..."...O pandeiro tem um som maneiro, chega no terreiro bota pra quebrarO Tantan vem cortando ligeiro, cortando faceiro até o sol raiarReco-reco vem centralizando, cavaco chorando, olha o banjo no arTodo mundo sambando e cantando, que nosso samba já vai começarQuem é bamba entra na roda, quem não é bamba também pode entrarNosso samba não tem preconceito, todos tem direito de participar..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Visitantes